Traduzir esta página

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A Conquista: Progesterona atrai espermatozóide

Cientistas da Universidade da Califórnia estudaram o que o óvulo feminino faz para “atrair tanta atenção” dos espermatozóides. Os biólogos já sabiam que os óvulos supriam os espermatozóides com algum tipo de encorajamento químico para atraí-los, mas a natureza molecular desta interação continuava difícil de compreender.

Uma pesquisadora e seus colegas refinaram uma técnica para medir correntes elétricas que dirigiriam os movimentos sinuosos da cauda dos espermatozóides. A equipe descobriu que quando o esperma recebe uma dose de progesterona, um hormônio feminino liberado pelas células que revestem o óvulo, a corrente elétrica aumenta e a cauda move mais rápido. Este hormônio também pode estar ligado a um gene da célula do esperma chamado CatSper e isso causa um afluência de íons de cálcio que os propele para frente.

Este descoberta pode servir para criar novos tipos de anticoncepcionais sem hormônio, na forma de drogas que impediriam a progesterona de se ligar ao CatSper. O óvulo perderia um pouco a capacidade de atrair o espermatozóide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário